Skip to main content

8 aplicativos para criar vídeos para redes sociais

aplicativos para criar vídeos para redes sociais

Na hora de criar conteúdo para as redes sociais é sempre recomendado variar entre imagens e vídeos. As redes sociais, Facebook e Instagram, informam em suas ferramentas criativas que vídeos estão engajando mais do que imagens.

Por isso, empresas estão transformando conteúdos em vídeos de primeira qualidade, com efeitos de transição, apresentações em slides e trilha sonora, muitas vezes, não com um computador, mas com o celular; basta que utilizem os aplicativos certos no Android ou iPhone.

Aplicativos que podem ser utilizados para criar conteúdo

1. Quik

Disponível para iOS e Android, o Quik é um aplicativo de edição desenvolvido pela GoPro, mas não limitado a produções criadas por suas câmeras. Com ele é possível juntar vídeos, transformar fotos em apresentações, aplicar transições, inserir música e textos, tudo de forma bem simples. Os controles são bastante intuitivos e mesmo um usuário inexperiente será capaz de criar vídeos de qualidade usando só o smartphone.

2. Adobe Premiere Clip

O Premiere Clip é uma ferramenta que conta com toda a experiência da Adobe, mas não complica a vida dos donos de iPhone ou Android. A interface é bastante simplificada, e com ele o usuário poderá selecionar e editar fotos e vídeos com facilidade. Ele possui recursos automatizados, como por exemplo criar uma apresentação baseada na música e ritmo escolhidos pelo usuário. Claro, é possível fazer modificações livres.


3. iMovie

Com o iMovie, é possível juntar vídeos e fotos, alterar os filtros de cor, inserir trilha sonora e mensagens, crie trailers com logotipos similares aos de estúdios de cinema, com direito a trilhas sonoras licenciadas, adicione e efeitos e etc. A vantagem do aplicativo é sua integração com o macOS e o iOS, assim você tem acesso facilitado à sua biblioteca e ao conteúdo do iCloud, além de poder compartilhar suas criações com todos os dispositivos da maçã que o usuário possua.

4. YouCut

Exclusivo para Android, o YouCut é um dos aplicativos mais bem cotados desta lista, principalmente pela simplificação de comandos e ótimos resultados, e também por não inserir nenhum tipo de marca d’água nas produções dos usuários.

É possível cortar, unir, inserir trilha sonora, molduras, efeitos e transições em suas apresentações, além de permitir o compartilhado dos vídeos criados diretamente nas redes sociais. Ele conta inclusive com um compressor de vídeo, voltado especificamente para o compartilhamento das obras em apps de mensagens instantâneas, como WhatsApp e Telegram, principalmente para evitar o consumo da franquia de dados desnecessariamente.

5.  FilmoraGo

O Filmora já é um software de edição bastante conhecido no desktop, e recebeu uma versão igualmente poderosa para iOS e Android. O FilmoraGo segue o mesmo molde das versões para Windows e macOS e permite a edição de vídeos e apresentações utilizando até mesmo postagens nas redes sociais, como fotos e vídeos do Facebook e Instagram.

O editor é poderoso e traz uma série de ferramentas especializadas e filtros diversos, mas os controles são bastante simples e permitem que o usuário possa criar apresentações com poucos cliques, graças a opções de automatização e sugestões. E ele pode formatar os arquivos tanto em proporção widescreen como quadrado, em 1:1 para o Instagram.

6. VidLab

Exclusivo para iOS, o VidLab é bem similar à maioria dos aplicativos da lista; ele possui controles simplificados e permite a inclusão de efeitos diversos, como textos animados e modelos pré-definidos. Fora isso, ele permite colar, separar e editar livremente fotos e vídeos presentes no dispositivo, além de facilitar o compartilhamento nas redes sociais.

O app é gratuito, mas conta com compras no app que incluem entre outras coisas, a remoção da marca d’água. Diferente dos demais, o VidLab vai inserir marcas nos vídeos na modalidade gratuita.

7. Shotcut

Uma nova versão do editor de vídeo de código aberto Shotcut está disponível para download. Para aqueles que desconhecem, o Shotcut é um editor de vídeo não linear gratuito e multiplataforma, criado usando a estrutura MLT e aproveitando o poder do FFMepg. Desta vez, o Shotcut Vídeo Editor adiciona mais opções de exportação.

A última versão estável é o Shotcut 20.02.17 (sim, o número da versão é uma data no formato inglês), que adiciona um novo recurso notável: escala de visualização de baixa resolução.

8. OpenShot

OpenShot Video Edit é um editor de vídeo estável, livre. É possível adicionar legendas e outros form OpenShot: Suporte a vários formatos de vídeo, audio e imagem. Integração com GNOME, KDE e BlackBox. Trilhas múltiplas. Integração com Blender e Inkscape para criação de títulos simples e animados.